A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaru iniciou no mês de março o atendimento de alunos através do Protocolo “Pediasuit”. O Projeto vem sendo preparado há algum tempo, e contou com várias fases, como a capacitação das fisioterapeutas (Aleksandra e Renata), aquisição dos equipamentos (recursos do Poder Judiciário de Jaru), reuniões preparatórias com os pais e equipe da entidade, preparação do ambiente e verificação clínica dos alunos aptos a receberem o atendimento.
O Pediasuit é um método terapêutico intensivo que visa o tratamento de indivíduos com disfunções neurológicas. Um de seus princípios básicos é criar um suporte para que o corpo seja alinhado o mais próximo do funcional possível, gerando também uma descarga de peso que é essencial para a regulação do tônus muscular e para a função vestibular e sensorial. Esse protocolo de terapia intensiva visa o desenvolvimento motor, o reforço muscular, o equilíbrio e a coordenação do indivíduo, sendo realizado através da utilização mútua da roupa do PediaSuit e a Gaiola de Atividades.
A utilização do macacão associado a fisioterapia intensiva (terapia intensiva) tem tido muitos resultados positivos, sendo benéfico então para crianças com diversos tipos de diagnósticos, como: paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento motor, Síndrome de Down, deficiências ortopédicas e neurológicas, entre outros.
Os benefícios também são vários, como: melhora do alinhamento corporal, melhora da densidade óssea, melhora do tônus muscular, do equilíbrio, da coordenação, da consciência corporal, entre outros benefícios.