Em uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), o Conselho da Comunidade de Execução Penal e a Secretaria de Justiça, máscaras caseiras de proteção individual foram confeccionadas e serão distribuídas para o uso em instituições de caridade e também para os comerciantes da cidade.
A efetivação da confecção das máscaras caseiras foi realizada através do projeto de reinserção social “Ateliê de Costura”, que é dedicado a qualificar profissionalmente reeducandos do sistema prisional em Jaru com cursos de corte, costura, pintura e serigrafia – desde que foi iniciado, o projeto já formou aproximadamente 40 reeducandos e produziu cerca de duas mil peças de uniformes para uso entre a população carcerária da Comarca de Jaru e também de alunos da rede estadual de educação.
Com a pandemia do novo coronavírus, máscaras caseiras estão sendo confeccionadas nas últimas semanas. De início, as máscara eram somente para uso dos servidores das unidades, mas com parceira ACIJ, foram doados 150 metros de tecido TNT para a fabricação de máscaras. Com o material doado pela associação e a mão-de-obra da unidade, o trabalho está a todo vapor.
Neste sábado, 18, o atual presidente do Conselho da Comunidade, Vicente Luiz da Silva, fez a entrega de 256 máscaras ao presidente da ACIJ Ednilso de Oliveira. Mesmo em pequena quantidade, o material será disponibilizado aos empresários da cidade que estão em dificuldade para adquirir as máscaras.
Fotos autorizadas (Direção CDJ-SEJUS)