A caminhada Passos que Salvam deve reunir milhares de pessoas em todo o Brasil no dia 26 de novembro. Em Jaru a caminhada deve começar ás 08h30min, a concentração e chegada será em frente a Associação Comercial e Industrial de Jaru – ACIJ.
O objetivo do evento é alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. “Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura”, destacou Rogério Freire, coordenador da caminhada no município.
Para participar basta adquirir o kit que está disponível na ACIJ e na Supridados informática. Os kits são compostos por camiseta, boné e sacochila e custam R$ 35 reais.
Todo o dinheiro da venda será destinado para o Hospital de Câncer Infanto-Juvenil em Barretos, o recurso é usado no tratamento e prevenção da doença. Além disso, o município garante o direito de enviar profissionais para capacitação em Barretos.
Segundo a secretária de saúde de Jaru, Tatiane Domingues, três médicos e uma enfermeira já foram capacitados para perceber sinais que possam indicar o câncer infanto-juvenil durante os atendimentos no hospital municipal, Centro de Saúde Carlos Chagas e no distrito de Tarilândia.
Estão aptos, Drº Mario Orlando, Drª Lucas Graça e a pediatra Drª Fátima, além da enfermeira Tereza Rafaela.
Após, análise desses profissionais, o paciente que apresentar os sintomas é encaminhado para tratamento.
Passos que Salvam em Tarilândia
Esse é o terceiro ano que o distrito de Tarilândia também participa da Caminhada, de acordo com a coordenadora Débora, em 2017 o evento deve ser ainda maior do que no ano anterior. “A nossa intenção é realmente ajudar, fazemos isso por amor a causa, porque sabemos da importância”, destacou.