Muitas empresas estão recebendo proposta diretamente do SITRACOM, com o objetivo de forçar a realização de acordo coletivo diretamente com a empresa, e, com isso, enfraquecendo a negociação coletiva promovida pela FECOMERCIO, que é a FEDERAÇÃO DO COMERCIO DE RONDÔNIA, responsável pelas negociações coletivas.

Diante de tal situação, a FECOMERCIO-RO nos passou o seguinte comunicado, para ciência de todas as empresas e Contadores, a saber:

“Conforme assembleias extraordinárias realizadas em 2022 da Fecomércio e seus Sindicatos Patronais filiados, ficou acordado que enquanto não for fechada a CCT 2022/2023 com o SITRACOM, para evitar passivo trabalhista para as empresas, foi aprovada a minuta de Acordo Individual entre Empregado e Empregador, para reajuste do piso salarial e reposição salarial, referente ao exercício de 2022.

 

O índice sugerido a ser utilizado para o reajuste salarial e reposição salarial em 2022 é de 8% (oito por cento),  em cima do piso salarial de R$ 1.235,00 (um mil, duzentos e trinta e cinco reais), piso acordado na CCT 2020/2022 entre a Fecomércio, Sindicatos Patronais e Sindecom de Porto Velho”.

 

Os Contadores possuem o  modelo da negociação individual entre empregado e empregador para reajuste de salário recomendado pela Fecomercio.

 

Quaisquer outros esclarecimentos, a FECOMERICO RO está  à disposição para prestar esclarecimentos. Na dúvida de como proceder, consulte seu CONTADOR.