Recebemos alerta de outras cidades e de associados nossos de que pessoas vem realizando compras na cidade utilizando cheque como forma de pagamento, com intuito de ludibriar o comerciante e não honrar o compromisso de quitação.

Normalmente, compram em grandes quantidades de qualquer tipo de mercadoria e dão cheque para compensação em alguns dias.

São bem vestidos, boa conversa, simpáticos e convencem o comerciante a vender a mercadoria para pagar com cheque.

O cheque é título que deve ser verificado sua procedência por meio de um cadastro, com análise de crédito, tempo de relacionamento com o banco, entre outros cuidados. As mesmas exigências que a empresa tem para vender no crediário próprio devem ser observadas para o recebimento por meio do cheque.

O risco de inadimplência é alto, motivo pelo qual as empresas devem redobrar os cuidados com este tipo de recebimento proveniente de clientes desconhecidos.

Alertem o setor de crediário para ficarem atentos e deixem visíveis aos consumidores o comunicado da exigência de aprovação de cadastro prévio quando a forma de pagamento for o cheque ou o crediário.