A ACIJ/CDL apoia a Campanha Nacional e Internacional da exploração de crianças e adolescentes, sendo a sua data oficial o dia 12 de junho. Esta data é uma oportunidade para sensibilizar, divulgar, debater e valorizar o combate a estas violações dos direitos das crianças e dos jovens.

Um dos fatores que estimulam a inserção de menores como mão de obra é a pobreza e falta de perspectiva de futuro. Sendo assim para que tais direitos sejam mantidos foi criada e regulamentada a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que determina que empresas contratem jovens com idade entre 14 á 24 anos na condição de aprendizes, onde o estudo é priorizado e é um dos requisitos para admissões. Sendo assim programas de estágios regulamentados como o PROE, o qual a Associação Comercial de Jaru oferece como opção de contratação para as empresas associadas de jovens a partir de 16 anos de idade, são uma forma de contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. Crendo que é responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho.

Portando se faz necessário um trabalho em conjunto desde a prevenção através de uma conscientização, até a repressão através de uma maior fiscalização, de uma rígida aplicação da legislação e suas sanções para aqueles que praticam a exploração de mão de obra infantil.